Divulgação

Jorge Carrega representou o CIAC no dia da Francofonia organizado pela ESGHT


A ESGHT – Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve promoveu, no dia 3 de abril, uma iniciativa dedicada à celebração da língua francesa e da Francofonia, com uma programação que integrou debates, testemunhos institucionais e uma sessão de cinema dinamizada pelo G.T Estudos Fílmicos do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação.  

Com o lema “O francês: uma língua que abre portas para o mundo do turismo”, o evento destacou o francês como ponte entre povos e culturas e reuniu estudantes, docentes e representantes de entidades regionais num encontro dedicado à valorização do multilinguismo e ao papel estratégico do francês no setor do turismo.

O programa contou com a intervenção de figuras de relevo como Fátima Catarina, da Região de Turismo do Algarve (RTA), Hélder Martins, presidente da AHETA, Aurélie Martins, diretora da Alliance Française de Faro e o Professor Abílio Guerreiro (UAlg), que destacaram a importância da formação linguística dos profissionais da área.  

Em representação do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, o investigador Jorge Carrega apresentou o filme La fille de son père (Erwan Le Duc, 2023), obra parcialmente filmada em Portugal. O apoio do CIAC à organização do Dia da Francofonia refletiu o envolvimento contínuo do Centro em iniciativas ligadas à investigação e divulgação do património cultural e linguístico do Mediterrâneo, com destaque para o cinema.