Publicação

Mirian Tavares e Ana Clara Santos publicam no livro Arquivos, Genealogias e Criação — Cecilia Salles e a construção de uma teoria contemporânea


A investigadora Paula Martinelli publicou recentemente o livro “Arquivos, Genealogias e Criação — Cecilia Salles e a construção de uma teoria contemporânea”, juntamente com Vincent Colapietro, que contou com a contribuição das investigadoras do CIAC Mirian Tavares e Ana Clara Santos.

Na sinopse no livro lê-se que, a obra contempla alguns dos pontos fundamentais para a Teoria Crítica dos Processos de Criação: a importância dos arquivos como índices do pensamento criativo, na condição de documentos vivos, sonoros e considerados em continuidade; a desmistificação do ato de criar e, consequentemente, da ideia de genialidade; a discussão sobre erro, acaso e intencionalidade, além das possíveis ligações com a educação, com os estudos da imagem, com a música, com a história e as interseções entre teoria e práticas artísticas. Reunindo estes aspetos, o livro torna-se ele próprio um registo, material de investigação, arquivo rico e poderoso que cumpre, na sua natureza diversa e complexa, a função de homenagear Cecilia Salles, assumindo-se como um documento de criação sobre uma teoria em construção.

Paula Martinelli e Vincent Colapietro convidaram os autores deste livro a compor um mosaico de produções que celebra as contribuições de Salles para um debate que, hoje, ocupa um lugar de grande relevância nas humanidades e que chegou a outras áreas do conhecimento, como nos mostram os percursos de cada um dos que fazem parte desta publicação.

Mirian Tavares presta homenagem a Cecilia Salles neste livro, com o capítulo intitulado “Está escrito. No grande livro da sabedoria popular […] Ou sobre desencontros e reencontros – minha homenagem à Cecilia Salles”. Já Ana Clara Santos contribui com o capítulo dedicado a “O tempo da crítica genética: abordagens para o estudo dos processos de criação”.

O livro encontra-se em acesso aberto (aqui)


Esta publicação também está disponível em: Inglês