Divulgação

Retiro DMAD realiza-se na Universidade Aberta, em Lisboa


Realiza-se durante esta semana o 11º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital (Retiro DMAD 2024), entre os dias 15 a 19 de julho, na Universiade Aberta, em Lisboa.

O evento contará com as representações institucionais da Universidade Aberta, da Universidade do Algarve, da Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, Mirian Tavares, do Vice-diretor, Pedro Alves da Veiga, e do organizador do Retiro Doutoral, Pedro Pestana, investigadores do CIAC.

O Retiro DMAD deste ano destaca o cruzamento de saberes e experiências permitido pela convergência e transdisciplinaridade das áreas científicas, culturais e artísticas, e o reforço dos laços de pertença a uma comunidade educativa que habitualmente interage apenas a distância.

A programação conta com a presença de Ana Marques, João Onofre, Pedro Alves da Veiga e António Costa Valente, que participam dos Artist Talks; as apresentações dos projetos de investigação em andamento dos alunos do Doutoramento em Média-Arte Digital, nas Provas de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACI) e nas Apresentações de Resultados Intermédios (ARI); além de performances artísticas e do workshop de sensores e atenuadores. Completa a programação a exposição “Circuitos: Exposição de Média-Arte Digital”, em que os estudantes do DMAD expõem os seus artefactos artísticos desenvolvidos no âmbito do curso.

Os retiros doutorais do DMAD são espaços de aprendizagem, debate, partilha de conhecimento, de experiências de investigação entre estudantes, professores, oradores e convidados. Esta semana de intensa atividade académica e também sociocultural concorre para a construção de uma comunidade original e pedagogicamente coesa, onde o debate de ideias, a análise e avaliação de trabalhos concorrem, entre outras atividades letivas, para a elaboração de propostas, projetos de investigação relevantes e aprendizagens significativas.

Mais informações aqui.


Esta publicação também está disponível em: Inglês