O projeto CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content, liderado pela empresa Mog Technologies S.A., reúne um consórcio alargado, composto por 14 empresas e 1 entidade sectorial (Associação Gestora do Pólo/Cluster) oriundas dos principais setores da indústria nacional e ainda 9 entidades do sistema científico nacional. Dentre os parceiros, destacamos a Universidade de Aveiro; a empresa SISTRADE – Software Consulting, S.A.; a associação C.C.G. / ZGDV – Centro De Computação Gráfica, a empresa Enigma Virtual, LDA; o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência; a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Universidade Aberta , através do Polo do CIAC; o Instituto Superior de Engenharia Do Porto, a Universidade Católica Portuguesa; a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro; a empresa Global Notícias, Publicações S.A. e a Universidade do Porto. A equipa do Polo do CIAC da Universidade Aberta integra os investigadores Leonel Morgado e Elizabeth Carvalho.

O projeto, com duração prevista de 36 meses, é financiado pelo programa Mobilizador FEEI/PORTUGAL2020, com o objetivo Temático OT1: reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação e a Prioridade de Investimento PI 1.2: promover o investimento das empresas em I&I.

O CHIC tem como principais objetivos desenvolver, testar e demonstrar um conjunto alargado de novos processos, produtos e serviços com impacto significativo no setor do audiovisual e multimédia, mas que, pela sua natureza, terão efeito mobilizador noutros setores importantes da cultura tal como o património cultural, os arquivos, os livros e publicações ou as artes do espetáculo, outros domínios muito relevantes em que se inserem alguns dos pilotos desenvolvidos. Para alcançar os objetivos pretendidos, o projeto vai ser desenvolvido em 4 PPS (Produtos, Processos ou Sistemas).

Esta publicação também está disponível em: Inglês